2º Domingo depois do Natal – Epifania do Senhor – Ano B
2º Domingo depois do Natal – Epifania do Senhor – Ano B
Evangelho: Mt 2,1-12
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Explicação do Evangelho:
Hoje a Igreja comemora a “Epifania do Senhor”. Epifania é uma palavra de origem grega que significa: aparição, manifestação. Por isso, hoje é um dia de festa que celebra a manifestação de Jesus ao mundo, e os três Reis Magos representam toda a humanidade. Jesus se revela a todos através deles.
Jesus havia nascido em Belém e, de muito longe, vieram três homens muito estudiosos para visitá-Lo e adorá-Lo. Eles haviam visto uma estrela que brilhava diferente no céu e entenderam que aquela era a mensagem sobre o nascimento do Messias, esperado pelo povo judeu. Ao seguirem a estrela, passaram por Jerusalém e perguntaram ao Rei Herodes onde estava o Rei dos judeus que havia nascido. Herodes ficou perturbado e perguntou aos seus sacerdotes e estudiosos da religião sobre o nascimento de um Rei, e eles lhe disseram que o Messias nasceria em Belém. Herodes, então, encaminhou os sábios e pediu que eles voltassem para dar notícias sobre o recém-nascido.
Ao chegarem em Belém, encontraram o Menino Jesus, O adoraram e Lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra, que representam respectivamente: a realeza de Jesus, a Sua divindade e o Seu sofrimento.
Depois, avisados em sonho para não retornarem ao rei Herodes, pois ele poderia fazer mal ao Menino, partiram para as suas terras por outro caminho. O fato de partirem pode representar a mudança, pois o caminho após estar na presença de Jesus é sempre diferente.
Os sábios, ou três reis magos como conhecemos, eram pagãos, ou seja, não adoravam e nem reconheciam a Deus como Pai e Criador. Acreditavam naquilo que estudavam, nos astros e nas estrelas, e embora não tivessem religião, conheciam a História e as profecias sobre a vinda de um Rei que iria libertar o povo de Israel. No momento em que a estrela parou, mostrando o lugar onde se encontrava o Menino Jesus, eles sentiram uma grande alegria.
Segundo São Gregório Nazianzeno: “no momento em que os magos guiados pela estrela adoraram Cristo, o novo Rei, deu-se por encerrada a astrologia, pois agora as estrelas giram segundo a órbita determinada por Cristo.”
Deus está apresentando seu Filho, e quando as pessoas O conhecem elas se sentem transformadas e cheias de alegria. Jesus se apresenta a todas as pessoas da mesma forma e veio para estar com todos, e não só com aqueles que O esperam e acreditam Nele. É aí que se encontra o Mistério de Deus: Amar todas as pessoas com o mesmo Amor.