Domingo do Batismo do Senhor – Ano B
Domingo do Batismo do Senhor – Ano B
Evangelho: Mc 1,7-11
Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.
Explicação do Evangelho:
João Batista apresenta Jesus ao povo dizendo: Eu batizo vocês com água, ou seja, lavo seus pecados com água e peço a transformação da vida de vocês. Porém, Jesus irá batizá-los com o Espírito Santo, ou seja, serão transformados pelo Amor de Deus.
Toda a vida de João Batista é um testemunho de Jesus, e aqui, embora seja ele quem vai batizar Jesus, mostrando a importância do Batismo que significa purificação e entrada na vida cristã, é o próprio Deus, através do Espírito Santo, que abençoa Jesus, quando todos ouvem uma voz vinda dos céus: “Você é meu Filho muito amado e em você eu coloco todo o meu Amor”.
Esta foi a primeira vez que Jesus apareceu como o Filho de Deus, o Messias esperado, o Rei que vai exercer a justiça e o direito em favor dos oprimidos. Ele é, ao mesmo tempo, rei e servo. Rei por ser o defensor da justiça para Seu povo oprimido, e servo por ser o portador de uma nova lei capaz de transformar completamente a sociedade: o Amor.
Assim como Deus abençoa Jesus no Batismo, Ele desce sobre os cristãos no momento do Batismo, tornando-os Seus filhos preferidos.
Ser batizado é aceitar ser filho de Deus e viver Seus ensinamentos. O Batismo ministrado por João Batista era com água, em sinal de purificação e preparação para a chegada de Jesus, que batizará com o Espírito Santo, trazendo ao cristão a presença do Divino, dando a ele o poder de discernir com clareza o caminho que deve seguir e a coragem necessária para enfrentar os desafios que esta escolha trará.
A Igreja Católica se utiliza de alguns símbolos no Sacramento do Batismo, como:
- A roupa branca em quem vai ser batizado representando o desejo de ser purificado, vestir-se da vontade de imitar a Jesus.
- A água que é jogada na cabeça três vezes = símbolo da purificação, do fim do pecado e início de uma nova vida com Deus. As três vezes que a água é jogada na cabeça significa a aliança com a Santíssima Trindade.
- A vela acesa que é Espírito Santo em forma de fogo que queima e deixa sua marca dentro de cada pessoa. É uma marca de Amor que ninguém perde ou tira.
- O óleo que unge para se tornar cristão, se proteger contra o mal. Antigamente os guerreiros passavam óleo sobre o corpo todo para protegerem-se dos inimigos e se sentirem mais vigorosos. A unção do óleo ao novo batizado significa o dom do Espírito Santo.
- O sal é o que dá sabor e o tempero na vida, um novo ânimo e novas atitudes como as de Jesus.
- A pomba é o símbolo da comunicação. O ser mensageiro.