Ficha 07 – A oração na vida da criança
O ‘Pequeninos do Senhor’ tem uma proposta de evangelizar as crianças a partir do Evangelho do domingo, nas missas, nos finais de semana. Porém, essa proposta não é algo estático que acontece e fica ali na Paróquia, guardado, mas ao contrário, ela incentiva as crianças a terem um relacionamento com Deus e com Seu Filho Jesus de modo bastante vivo e intenso.
A oração é a ponte que nos une a Deus e, quanto antes conseguirmos atravessá-la, mais fácil será percorrê-la durante a vida, podendo fazer isso até de olhos fechados!
É no coração que nasce a oração, e é a partir do coração puro das crianças que elas falam com Deus diretamente, passam correndo pela ponte, sem medo de cair, sem receio do desencontro. Essa atitude precisa ser incentivada e promovida também na família como uma forma de propagar a fé.
Pais e catequistas devem ensinar às crianças que Deus cuida delas, e que Jesus abre os seus caminhos. Assim, elas crescem confiantes de que, aconteça o que acontecer, terão o consolo e a proteção do Pai que tanto as ama.
A oração de agradecimento a Deus é uma forma singela de dizer: Muito obrigado, Pai, pelo seu amor por mim! É um modo de dizer a Deus que sabe que é amado por Ele.
A oração de louvor reconhece Deus como o Senhor de tudo, Aquele que está acima de tudo.
A oração para fazer um pedido é uma prova de fé em Deus que tudo pode e tudo sabe.
A oração de meditação nos coloca como criaturas diante do Criador, de filhos amados diante do Pai amoroso.
Enfim, em todo tipo de oração que fazemos, nos colocamos diante de Deus e confiamos na sua presença ao nosso lado, na certeza de que Ele nos ouve e nos responde. Contudo, é bom ter a consciência de que oração não é monólogo, mas diálogo, e por isso, sempre que falamos, Deus nos escuta e responde, por isso, precisamos estar atentos para ouvir o que Ele tem para nos falar por meio das pessoas, da natureza, dos acontecimentos, na Bíblia e na Igreja, enfim, ouvir a Deus é ouvir o próprio coração repleto de amor.de ensiná-las
Na pureza do coração das crianças, elas sentem a presença de Deus, muito mais do que os adultos! Por isso, não podemos subestimar a capacidade delas de ter fé. É aí que se encontra a importância de ensiná-las a dialogar com Deus, através da oração, desde bem pequeninas, para que caminhem sempre com Jesus, como o melhor amigo em todos os momentos.
Rachel Lemos Abdalla – Presidente Pequeninos do Senhor – 2012