Terezinham

Data: 04/09/2010

Nome da Coordenadora: Izabel Souza Ribeiro Candido

Paróquia: São Miguel Arcanjo

Pároco: Dalmírio Djalma do Amaral

Cidade: Sumaré

Estado: São Paulo

Diocese: Campinas

Bispo: Dom Bruno Gamberini

Nº de Voluntários que trabalham no Projeto: 11

Nº de crianças que participam semanalmente: 40 a 50

PSenhor – Como você conheceu o “Projeto Pequeninos do Senhor”?

Izabel – Através do nosso ex-pároco padre João Paulo da Silva, que recebeu um envelope diretamente da sede dos pequeninos e passou para mim.

PSenhor – Porque se interessou pelo Projeto como catequese para crianças na missa?

Izabel - Porque senti que o projeto Pequeninos do Senhor, era tudo que nossa igreja necessitava. Sinto também que temos urgência em falar de Jesus para nossas crianças, por que ele é a única esperança de um futuro melhor, percebo que o mundo não dorme a cada momento surge um meio para roubar seus valores e princípios. Por isso, quero fazer tudo que posso para que este projeto cresça e fortaleça na minha comunidade e no mundo inteiro.

PSenhor – Como você vê a importância do “Missal dos Pequeninos” no acolhimento para a evangelização das crianças na missa?

Izabel - Vejo que é de suma importância, porque seu conteúdo é rico e completo, tem uma linguagem de fácil entendimento e com ele as crianças têm oportunidade de ouvir, orar, brincar e comprometer-se com evangelho do domingo, junto com a igreja e seus pais.

PSenhor – O Missal dos Pequeninos é importante para a formação do catequista / voluntários que fazem o acolhimento das crianças nas missas? Por quê?

Izabel - Sim, porque ele nos oferece muita formação, ao mesmo tempo em que estamos preparando para evangelizar os pequeninos estamos também sendo evangelizadas.

Muitas voluntárias já deram testemunho em nossos encontros semanais de preparação, que depois que começaram a trabalhar nos “Pequeninos do Senhor”, elas sente muito mais gosto pela santa missa, porque passaram entender melhor as leituras, o evangelho e os símbolos litúrgicos.

PSenhor – Vocês conseguem sentir que o acolhimento das crianças nas missas frutifica ações em suas vidas? Elas voltam para casa com uma mensagem cristã, semanalmente?

Izabel - Temos certeza que sim, vemos isso na alegria das crianças em participarem dos encontros, e através do testemunho dos pais que vêem o interesse de seus filhos na participação das missas para participarem dos Pequeninos e temos certeza que eles levam a mensagem para casa, pois quando perguntamos do compromisso do encontro anterior muitos ainda lembram.

PSenhor – Existe algum fato curioso que gostaria de contar? Com relação ao voluntário, às crianças, famílias, pároco ou a você mesma?

Izabel - Entre tantos fatos, conheço um que considero muito curioso, que aconteceu comigo mesma.

Toda minha vida gostei de trabalhar na igreja. No final de2006 por motivo de doença, tive que deixar quase todos os meus compromissos, ficando só com o grupo de rua. Em 2007 foi constatado pelos médicos que sou portadora da síndrome de Gaucher, descobriram também uma lesão no meu fígado, onde todos os exames constataram malignidade. Não foi fácil! Mas não perdi as esperanças; recordo-me que um dia falei para uma amiga que se não morresse voltaria a ser catequista. Ainda falei: “Se Deus quiser”!

Em 2008, na última sexta-feira do mês de maio eu estava na missa de encerramento dos encontros do mês de Maria, no momento da eucaristia o padre João Paulo me disse que precisava falar comigo depois da missa. Terminando a missa fui falar com ele, quando ele me entregou o envelope dos Pequeninos do Senhor e afirmou-me: “Belzinha” você sarou! Aqui tem um trabalho que é sua cara.

Na realidade minha saúde não estava 100%, mais já estava fazendo tratamento e graças à Deus a lesão não era maligna.

Procurei conhecer melhor o projeto e no advento de 2008, demos inicio ao projeto em nossa paróquia, hoje agradeço a Jesus e Nossa Senhora por ter me dado forças e colocado em minhas mãos este trabalho que é o meu melhor remédio, pois, a sinceridade, o carinho e o afeto das crianças cura até a alma.

PSenhor – Deixe aqui seu depoimento para aqueles que ainda não conhecem o “Projeto Pequeninos do Senhor”?

Izabel - Quero dizer que sou muito grata a Deus, por Ele ter me dado a chance de conhecer este projeto. Acredito que ele uma expiração e revelação de Deus na vida da igreja e do seu povo. Arrepia-me ao pensar que com certeza Jesus esta usando este projeto para dizer mais uma vez: “Vinde a mim os pequeninos” (Mc 10,14)