“Jesus desceu com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.”

Lucas 2, 41-51

Saber educar um filho é um grande desafio para os pais, por isso é preciso lembrar que algumas verdades não caem de moda nunca!

Maria e José quando foram a Jerusalém buscar Jesus, ela o chamou a voltar para casa apenas uma vez, e Jesus a obedeceu. E, embora Jesus seja o Filho de Deus e tenha autoridade sobre toda a humanidade, naquele momento, como filho deles, Ele não questionou a autoridade com que ela falou, e simplesmente acatou a ordem e voltou para casa na companhia deles.

Não é à toa que esta passagem que está na Bíblia, lugar onde se encontra o maior tesouro de ensinamentos para as famílias há tanto tempo, nunca cai de moda.

A autoridade é algo que não pode ser desprezado, ao contrário precisa existir na relação entre pais e filhos desde muito pequenos até a idade adulta, lembrando-se sempre que, autoridade não é autoritarismo!

A corrupção, o vandalismo, o preconceito e a exclusão só se perpetuam porque alguém se faz exemplo para as crianças, da mesma forma como a solidariedade, o amor ao próximo, o respeito e a fraternidade que, assim como um espelho, as crianças também copiam e repetem as atitudes e verbalizam os conceitos. Por isso, é preciso muito cuidado!

Não seja passivo diante dos erros e tenha autoridade para corrigir o que está errado em seu filho! Sua atitude faz toda a diferença!

Rachel Abdalla