Ficha 08 – Deus é amor
Jesus disse aos seus discípulos: “Assim como o Pai me ama, também eu amo vocês” (Jo 15,9).
É assim que o amor de Deus chega até nós: por meio de Jesus, Seu Filho amado, que é o próprio Deus que Se fez Homem e habitou entre os homens. Jesus veio para nos mostrar o rosto do Pai e revelar que somos filhos amados de Deus.
Deus é Pai, Criador do universo e é puro Amor! E, assim como tudo o que há na natureza, nós também fomos criados por Ele que nos deu a inteligência para que possamos aprender o Amor e, então, amar a Ele e também ao próximo.
Como criaturas, somos filhos de um Pai que ama com amor maternal, infinito e incondicional. Ele ama ‘todos os seus filhos’, entenda bem, ‘todos os homens e mulheres da terra’ são amados por Ele.
Deus me ama assim como ele ama um delinquente, um injusto, um marginal. Você já pensou nisto? Mas, será que Ele ama igualmente a todos? Certamente Ele tem predileção por alguns, não é? A resposta é NÃO. Ele ama a todos igualmente, sim! Ele seria injusto se amasse de forma diferente!
O que Deus não ama são as atitudes ruins ou más de Seus filhos, mas nem por isso deixa de amá-los. Podemos transferir esta lição de amor de Deus para a nossa realidade, pois, como pais, amamos nossos filhos incondicionalmente, porém não gostamos de algumas atitudes ruins que eles tomam. Esta fala deve sempre ser lembrada no momento em que vamos repreender uma ação negativa deles: Eu te amo muito, mas não gostei do que você fez!
Podemos encontrar este Amor do Pai pelos filhos, na Parábola do filho pródigo, que Jesus contou e que encontramos no Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos 11 a 32. Nela podemos perceber que no coração do Pai não existe somente o Amor sem medidas, mas também, e na mesma proporção, o perdão sem limites. Só assim, podemos compreender o Amor perfeito de Deus pelas suas criaturas: Ele nos perdoa tanto quanto nos ama, e por isso, somos igualmente perdoados e amados em plenitude, porque o Amor de Deus é perfeito.
Rachel Lemos Abdalla – Presidente Pequeninos do Senhor – 2012
Para curtir:
- Uma música para rezar: O Filho Pródigo – Pe. Marcelo – Youtube: http://bit.ly/y3Wqw0
Para refletir:
- Você reconhece ser amado por Deus? De que forma você sente isso?
- Você sabia que Deus ama também quem nós não amamos? Esta informação muda alguma coisa na sua vida?
- Você sabia que a medida do perdão deve ser a mesma do amor dentro de você?