31 de Julho – Santo do Dia – Santo Inácio de Loyola
Exulte a terra, louvem os povos, regozige-se a mãe igreja, vibrem os nossos corações pois hoje é dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, os jesuítas e aqui quero com alegria lembrar que nosso Santo Padre o Papa Francisco é jesuíta!!
Quero também saudar o Pe. Eduardo da Tv do séc 21, Pe. Luiz Neto jesuítas tbém!
Campo da missão, evangelização é o que nos ensina Santo Inácio de Loyola!
Seu primeiro confessor deu esse testemunho de Santo Inácio: Ele será um dia o defensor, o sustentáculo, o ornamento da Igreja; será reformador
do mundo. Por ele, a luz do Evangelho será levada às mais longínquas nações”
Meus caros amigo Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), seguiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura de salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.
Que em todos os momentos de nossas vidas sejam eles alegres ou tristes repitamos como Santo Inácio o lema dos jesuítas;
Para a maior glória de Deus!
Façamos juntos a linda oração que Santo Inácio nos deixou, sei que todos vcs conhecem:
Alma de Cristo
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me afaste de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para vós
para que, com os vossos santos, vos louve por todos os séculos dos séculos.
Amém.