Oi!

Eu me chamo Lucas. Sou nipo brasileiro, assim como meus pais, que são nascidos no Brasil e filhos de imigrantes japoneses. Devido à nacionalidade de nossa família, nós cultivamos em casa hábitos e a língua japonesa, assim como a brasileira.

Eu entendo muita coisa em japonês, mas falo somente algumas palavras. Estou aprendendo com meus pais que falam o japonês em casa e me ensinam.

Eu amo comer alguns pratos japoneses, como o gorran (arroz japonês), o nori (alga), o karê (carne com batatas e molho curry) e outros que não me lembro o nome. Sou um pouco tímido, mas às vezes sou também muito tagarela! Minha mãe me ensinou a respeitar os mais velhos e sempre obedecê-los, e gosto de criar e contar histórias malucas.

Sempre que posso, fico perto e cuido da natureza. Na minha casa eu ajudo minha mãe a cuidar das orquídeas e do pomar que temos no quintal, e cuido da nossa gata siamesa chamada Lilica e do Akita, que se chama Shirô (branco em japonês).

Meus lugares preferidos para brincar com os amigos são a pracinha que fica pertinho de casa, a escola e os encontros do Pequeninos do Senhor nas Missas nos finais de Semana na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Eu tenho um pouco de dificuldade de dividir os meus brinquedos, mas gosto de brincar e fazer ginástica artística. Eu acho que é uma verdadeira aventura fazer aqueles movimentos com o corpo e ficar de ponta cabeça.

Tenho uma irmãzinha de 3 anos que se chama Akemi e ela vai comigo no Pequeninos do Senhor quando vamos à Missa com o papai e a mamãe nos domingos. Foi participando desses encontros que eu conheci alguns amiguinhos que eu gosto muito que é o Pedro e o Mateus, e a Sara, a Lia e a Rebeca que são as amiguinhas da minha irmã. Lá eu aprendi a rezar algumas orações especiais e estou conhecendo a vida de Jesus que foi criança como eu. Aprendi que Jesus era uma criança feliz, e eu posso dizer que sou parecido com ele porque eu também sou muito feliz!

Assim sou eu, o Lucas!